Posted in Destaque, Notícias
14 de Outubro de 2019

Arrancou hoje, a quarta edição da Semana Europeia da Formação Profissional: «EFP para Todos — Competências para a Vida»

A Semana Europeia da Formação Profissional de 2019 terá lugar em Helsínquia, de 14 a 18 de outubro. Organizada pela Comissão Europeia em parceria com a Presidência finlandesa do Conselho da UE, esta quarta edição continuará a incentivar as pessoas de todas as idades a «descobrir o seu talento» através do ensino e formação profissionais (EFP).

Para além da Semana Europeia em Helsínquia, mais de 1.000 atividades e eventos estão já previstos e terão lugar ao longo do ano, a nível local, regional e nacional, em toda a Europa e não só. Todas as partes interessadas se reuniram para destacar os benefícios do EFP, apresentar oportunidades e promover um percurso educativo com potencial para transformar a vida tanto dos mais jovens como dos mais velhos.

EFP: Uma escolha inteligente e válida

Quase 80 % dos jovens vindos do EFP encontram emprego logo após a obtenção do diploma. Por este motivo, a Semana Europeia da Formação Profissional visa melhorar a atratividade do ensino e da formação profissionais, destacando a excelência e a qualidade. Além disso, promove a sensibilização para as múltiplas oportunidades que o ensino e a formação profissionais podem oferecer.

O EFP oferece uma grande variedade de oportunidades para melhorar as competências e as qualificações, beneficiando os trabalhadores e os empregadores. Pessoas de todas as idades podem assim adaptar-se à rápida evolução do mercado de trabalho e melhorar as suas possibilidades de encontrar bons empregos. As oportunidades criadas permitem às empresas preencher as lacunas existentes em matéria de competências e ministrar ensino e formação ao pessoal a fim de impulsionar a competitividade na nossa economia em rápida mutação.

Qual é a situação atual do EFP na Europa?

As taxas de participação no EFP têm vindo a aumentar de forma constante ao longo dos últimos anos, à medida que cada vez mais pessoas foram beneficiando deste percurso educativo único. A partir de 2018:

Quase 80 % dos jovens diplomados em EFP encontram emprego logo após a obtenção do diploma;

As taxas de desemprego dos jovens encontram-se num nível baixo recorde de 15,2 %;

  • 22 % das pessoas na Europa são consideradas «pouco qualificadas»;
  • 48 % dos estudantes frequentam o EFP;
  • 11 % da população adulta da Europa frequentam a educação de adultos;
  • 72 % das empresas proporcionam aos seus trabalhadores oportunidades de formação (2015);

49 % dos trabalhadores participam na formação profissional proporcionada pelo seu empregador (2015).

Prémios de excelência EFP 2019

  • A Semana Europeia da Formação Profissional recompensa todos os anos indivíduos, organizações e iniciativas extraordinários através dos «prémios de excelência para o EFP». Os prémios visam realçar a qualidade do ensino e formação profissionais (EFP), dar visibilidade aos vencedores, motivar os participantes, apoiar o desenvolvimento de redes e criar novas oportunidades de carreira.

Qualquer pessoa pode votar através desta ligação e escolher a história mais inspiradora do EFP. A votação está aberta até 15 de outubro. Está prevista uma cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores durante a Semana Europeia.

Para mais informações:

Semana Europeia da Formação Profissional 2019

Mapa de eventos da Semana Europeia da Formação Profissional 2019

Página de Eventos do Facebook: Semana Europeia da Formação Profissional 2019

Website da Presidência finlandesa do Conselho da União Europeia 2019