Aniversário dos Tratados de Roma: a UE comemora 60 anos

A 25 de março de 1957, os líderes da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Países Baixos reuniram-se em Roma para assinar os acordos que dariam eventualmente origem a uma união com 28 Estados-Membros: o Tratado que instituia a Comunidade Económica Europeia (CEE) e o Tratado que instituia a Comunidade Europeia da Energia Atómica (CEEA ou EURATOM).

Foram assim lançadas as bases da Europa tal como a conhecemos hoje, dando início ao mais longo período de paz da história escrita do continente europeu.

Os Tratados de Roma instituíram um mercado comum em que as pessoas, as mercadorias, os serviços e os capitais podem circular livremente, tendo criado condições propícias à prosperidade e estabilidade dos cidadãos europeus. Com base nestes fundamentos e nos valores comuns da democracia, do Estado de direito e do respeito pelos direitos humanos, a União cresceu e reunificou o continente após a queda do Muro de Berlim, assegurando prosperidade, bem-estar social e económico e sustentabilidade para 500 milhões de cidadãos.

A UE constitui atualmente um espaço onde os europeus podem desfrutar de uma diversidade excecional de culturas, ideias e tradições. Os europeus têm construído laços duráveis entre si e podem viajar, estudar e trabalhar para além das fronteiras nacionais. A Europa é pioneira da igualdade de género, com uma taxa de emprego das mulheres a atingir o nível mais elevado de sempre. Há atualmente 6,5 milhões de europeus a trabalhar noutro Estado-Membro. Todos os dias, 1,7 milhões de europeus atravessam uma fronteira para trabalhar noutro Estado-Membro. Já beneficiaram do Programa Erasmus de intercâmbio nos domínios do ensino e das formações profissionais cerca de 9 milhões de jovens europeus.

Em 2017, ao celebrar o 60.° aniversário dos Tratados, é possível afirmar pela primeira vez desde há 10 anos que a economia voltou a crescer em todos os Estados-Membros. O euro, a moeda comum de 19 dos 28 países da UE, é utilizado diariamente por 338,6 milhões de pessoas. A União Europeia tornou-se o primeiro bloco comercial do mundo. O total das exportações da UE-27 ascende a cerca de 5,8 biliões de EUR, ou seja, representa mais de um terço do total das exportações mundiais, mais de duas vezes e meia as exportações chinesas e mais de três vezes as dos Estados Unidos. A UE é o principal parceiro comercial de 80 países. Cada mil milhões de euros de exportações suplementares favorece a criação de 15 000 empregos em toda a UE.

Mais informações

Página Web: 60.° aniversário da UE, incluindo os eventos organizados nos Estados-Membros

Portal audiovisual: 60 testemunhos vídeo sobre a Europa

Brochura da Comissão: «60 Good Reasons for the EU» (60 boas razões para a existência da UE)

Brochura do Centro Europeu de Estratégia Política (CEEP): «The European Story: 60 Years of Shared Progress» (A história da Europa: 60 anos de progresso partilhado

Página Web do SEAE: 60 Years of the EU in the World (60 Anos da União Europeia no mundo)

 

You may also like...