Posted in Destaque, Notícias
10 de Janeiro de 2020

Abertura de Lisboa Capital Verde Europeia 2020

No sábado, 11 de janeiro, vão estar em Lisboa Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, e Virginijus Sinkevičius, comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, para visitar projetos, reunir com o Governo português e participar na cerimónia de abertura de Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Às 8h30, o vice-presidente executivo Timmermans visita a ETAR de Alcântara (Fábrica de Água de Alcântara, Avenida de Ceuta) e um dos maiores telhados verdes da Europa, recebido por António Frazão e Hugo Xambre da administração das Águas do Tejo Atlântico.

Às 11h00, o vice-presidente participa na inauguração da exposição do Oceanário de Lisboa «ONE – O Mar como nunca o sentiu», uma instalação da autoria da artista portuguesa Maya Almeida, que apresenta imagens filmadas exclusivamente no mar de Portugal e transmite uma mensagem profunda sobre a ligação ancestral do Homem com o Mar. Estarão também presentes o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o presidente da Fundação Oceano Azul e Oceanário de Lisboa, José Soares dos Santos.

O vice-presidente executivo Timmermans e o comissário Sinkevičius vão, a convite do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, de autocarro elétrico para o Parque Eduardo VII, onde decorre a cerimónia de abertura de «Lisboa Capital Verde Europeia 2020»(link is external) com início às 15h00 (Alto do Parque Eduardo VII, Jardim Amália Rodrigues, junto à Bandeira de Portugal).

Às 16h10, no Pavilhão Carlos Lopes, o vice-presidente executivo Timmermans e o comissário Sinkevičius participam no Diálogo com os estudantes e na cerimónia de passagem de testemunho de Oslo para Lisboa com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente-governador da Câmara de Oslo, Raymond Johansen, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Às 17h30, o vice-presidente da Comissão e o comissário estão disponíveis para curtas declarações à imprensa na área de imprensa no Pavilhão Carlos Lopes.

O comissário Sinkevičius encontra-se então com o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Matos Fernandes, e com o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, no Pavilhão Carlos Lopes.

Programa do Evento