Posted in Notícias
4 de Janeiro de 2016

“A Europa vai à TUA escola” – INSCRIÇÕES ABERTAS

De forma a dar continuidade à sua missão de promover e/ou reforçar um sentido de pertença à UE e uma cidadania europeia cada vez mais ativa, sobretudo entre os jovens, cujo papel é fundamental para consolidação de uma identidade europeia, o CIED Madeira desenvolveu o projeto “A Europa vai à TUA escola”, que consiste na realização de sessões de informação sobre as temáticas europeias, nos estabelecimentos de ensino da Região.

As sessões com duração de 60 a 90 minutos (para o mínimo de 25 e máximo de 50 participantes) são dinamizadas com recurso a apresentações multimédia, sendo o seu conteúdo adaptado ao nível de ensino dos alunos. Em todas as ações, e com particular incidência no público de maior idade, procura-se promover o debate e a partilha de opiniões.

Os conteúdos-base para cada nível de ensino são os que abaixo se descrevem, contudo a pedido do professor(a) poderão ser abordados outros temas europeus:

  • 2º e 3º Ciclos – Apresentação multimédia “A Europa dos Cidadãos, mais informação, mais oportunidades – I”: o surgimento e evolução da UE, símbolos e curiosidades da UE, direitos de cidadania europeia.
  • Ensino Secundário – Apresentação multimédia “A Europa dos Cidadãos, mais informação, mais oportunidades – II”: a cronologia e as individualidades que marcaram a Europa – evolução histórico-geográfica, os direitos dos cidadãos, as redes de informação europeias e os desafios para o futuro.

Para agendar uma sessão de informação no âmbito deste projeto, basta preencher o formulário de inscrição disponível através do link: http://goo.gl/forms/gu7fO1y6kd.

A inscrição só se torna válida após confirmação do Europe Direct Madeira (via e-mail). A mesma dependerá do número de pedidos que possam chegar ao CIED Madeira.