“A Europa vai à TUA escola”, inscrições abertas!

Dando continuidade ao nosso objetivo de reforçar o sentido de pertença à UE, promovendo uma cidadania mais ativa, sobretudo entre os jovens, cujo papel é fundamental para consolidação da identidade europeia, o CIED Madeira mantêm em 2017, o projeto “A Europa vai à TUA escola”, que consiste na realização de sessões de (in)formação nos estabelecimentos de ensino da Região.

As sessões com duração de 60 a 90 minutos (e um mínimo de 25 participantes) são dinamizadas com recurso a apresentações multimédia, sendo o seu conteúdo adaptado ao nível de ensino dos alunos. Em todas as ações, e com particular incidência no público de maior idade, procurar-se-á promover o debate e a partilha de opiniões em torno do projeto de construção europeia e os desafios que se colocam para o futuro.

Os conteúdos-base para cada nível de ensino são os que abaixo se descrevem, contudo a pedido do professor(a), poderão ser abordados outros temas europeus mais específicos:

  • 2º e 3º Ciclos – “União Europeia: um espaço de desafios e oportunidades”. Apresentação focada no surgimento e evolução da UE, desde o Tratado de Roma à atualidade, as instituições europeias, os símbolos europeus e os direitos de cidadania europeia.
  • Ensino Secundário – “Ser europeu… hoje”. Apresentação que procura divulgar as oportunidades gerais que decorrem da nossa condição de cidadãos europeus, divulgando alguns programas comunitários de destaque, nomeadamente, o “Erasmus +”, “Serviço Voluntário Europeu”, ou o recém-criado “Corpo Europeu de Solidariedade”.

Para agendar uma sessão de informação no âmbito deste projeto, os professores interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível através do link: https://goo.gl/forms/x80HYaWOfaW7Vd403.

Assim que recepcionados, o Centro entrará em contacto com o docente responsável para agendamento formal da sessão, de acordo com a disponibilidade de agenda dos serviços.

You may also like...