Posted in Destaque, Notícias
17 de Novembro de 2022

‘A Europa na minha região’ chega à Madeira sob o mote “O nosso jardim de histórias”

Entre 24 de outubro e 24 de novembro, a iniciativa ‘A Europa na minha região’, uma organização conjunta da região e da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, vai celebrar locais madeirenses apoiados por fundos europeus. Durante um mês, concursos, eventos e workshops únicos, entre outras atividades, vão acontecer no Parque Temático da Madeira, em Santana, e, no Funchal, no Museu de Fotografia – Atelier Vicente’s e na Sé. O objetivo é que, através destes eventos únicos, os habitantes da região celebrem a história e a cultura madeirenses. A agenda completa das iniciativas e documentos relativos à campanha podem ser encontrados abaixo.

 

“A Europa na minha região” é uma iniciativa de comunicação conjunta que mostra a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa. Juntamente com as regiões parceiras e os projetos financiados pela UE, a União Europeia está a criar ferramentas e oportunidades de diálogo com os cidadãos e a sensibilizá-los para os feitos de projetos que lhes são próximos, graças aos esforços de cofinanciamento da UE e da região.

 

A Madeira é a primeira região portuguesa a participar na iniciativa ‘A Europa na minha região’. Outras atividades como estas estão planeadas para Portugal, nomeadamente na região Norte, entre 10 de novembro e 10 de dezembro de 2022. Até 2023, iniciativas semelhantes serão implementadas com regiões parceiras em sete outros países (Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, e Roménia).

 

Agenda completa das iniciativas ‘A Europa na minha região’:

 

24 de outubro a 16 de novembro – Concurso de Fotografia #JardimDeHistórias no Instagram

A iniciativa começa com o lançamento de um Concurso de Fotografia aberto a todos os madeirenses. Este concurso decorre no Instagram, através das hashtags #EUinmyregion e #JardimDeHistórias, e tem como objetivo destacar locais e iniciativas da região que beneficiaram de investimento europeu.  O vencedor será selecionado por um júri composto por representantes da região e receberá um voucher para um jantar de duas pessoas no William, o restaurante do Reid’s Palace. As melhores fotografias serão ainda expostas no Museu de Fotografia até ao final do ano. Mais informação sobre este concurso pode ser encontrada nesta página.

 

5 e 12 de novembro – Workshop: Oficina de Desenho de Observação no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s

Aos sábados, dias 5 e 12 de novembro, às 10h00, o Museu de Fotografia vai receber workshops de desenho pelo ilustrador madeirense Roberto Macedo Alves. Estas atividades são abertas a toda a população mediante inscrição e com lotação limitada. Mais informação e o formulário de inscrição podem ser encontrados nesta página.

 

8 a 11 de novembro – Visitas e workshops para escolas no Parque Temático da Madeira

De terça a sexta-feira, 8 a 11 de novembro, o Parque Temático da Madeira, em Santana, vai receber visitas de escolas de toda a região e oferecer a estudantes entre os 10 e os 18 anos atividades dedicadas aos sabores madeirenses, ao bordado da Madeira e aos cuidados e bem-estar animal.

 

13 de novembro Peddy-paper no Parque Temático da Madeira

No domingo, dia 13, a partir das 9h30, o Parque Temático, em Santana, vai receber um Peddy-paper aberto a famílias e grupos de amigos, que se podem inscrever nesta atividade através deste formulário. Esta será uma oportunidade para os madeirenses ganharem prémios relativos ao Parque ao mesmo tempo que voltam a descobrir este local e as histórias que conta sobre a região.

 

15 e 16 de novembro – Workshop: Oficina de Fotografia promovida pelo Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s

Terça e quarta-feira, 15 e 16 de novembro, o Museu vai oferecer workshops de fotografia com componentes teórica e prática. Estas atividades terão duração das 10h00 às 17h00, com um intervalo entre as 13h00 e as 15h00. São abertas a toda a população mediante inscrição e com lotação limitada. Mais informação e o formulário de inscrição podem ser encontrados nesta página.

 

17 de novembro – Concerto e Espetáculo Visual de Desenho ao Vivo na Sé do Funchal

Para encerrar este mês de atividades, a Sé do Funchal vai receber, quinta-feira, 17 de novembro, a partir das 18h30, um concerto do ‘Estúdio de Música Antiga’, uma formação do Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, e um espetáculo visual de desenho ao vivo na fachada da Catedral. O evento vai incluir um momento musical aberto a toda a população, dentro da Sé, o anúncio do/a vencedor(a) do Concurso de Fotografia #JardimDeHistórias, e um espetáculo audiovisual único sobre a história desta Catedral.