A Comissão Europeia lança em 2013 o Ano Europeu dos Cidadãos

Vinte anos após a introdução da cidadania da UE, 2013 foi oficialmente designado como o Ano Europeu dos Cidadãos. Este Ano Europeu surge num momento crítico da integração europeia: 2013 marca o 20.° Aniversário da cidadania da UE, que foi introduzida pelo Tratado de Maastricht em 1993, e é também o ano que precede as eleições para o Parlamento Europeu.

A 10 de janeiro de 2013, foi realizado em Dublin, Irlanda o lançamento oficial com o Presidente da Comissão, José Manuel Barroso e a Vice‑Presidente Viviane Reding a associarem-se ao Primeiro‑Ministro irlandês, Enda Kenny, e à Ministra dos Assuntos Europeus, Lucinda Creighton para juntamente com os cidadãos de Dublin participarem num debate sobre o futuro da União Europeia.

Para assinalar o Ano Europeu dos Cidadãos de 2013, será organizada em toda a UE uma série de eventos, conferências e seminários, a nível nacional, regional e local (ver calendário dos eventos em: http://europa.eu/citizens-2013). A Comissão reforçará igualmente a visibilidade dos portais Web multilingues «Europe Direct» e «A Vossa Europa» como elementos centrais de um «balcão único» de informação sobre os direitos dos cidadãos da União, bem como o papel e a visibilidade dos instrumentos de resolução de problemas, como o SOLVIT, para que os cidadãos da União possam exercer e defender melhor os seus direitos.

Ao longo de todo o ano de 2013, a Vice-Presidente Reding e outros comissários da UE associar‑se‑ão aos políticos nacionais e locais na organização de debates com os cidadãos em toda a Europa a fim de os ouvir e responder às suas perguntas. Será possível acompanhar os debates no endereço Web seguinte: http://ec.europa.eu/european-debate.

Para mais informações:

Ano Europeu dos Cidadãos:

http://europa.eu/citizens-2013/pt/home

Os europeus têm uma palavra a dizer: resultados da consulta sobre os direitos dos cidadãos da União:

http://ec.europa.eu/justice/citizen/files/eu-citizen-brochure_en.pdf

You may also like...

Deixe uma resposta