Ano Europeu para o Desenvolvimento 2015

Todos os anos a União Europeia mobiliza-se para dar destaque a um tema com o objetivo de sensibilizar os cidadãos europeus e de chamar a atenção dos governos nacionais para as questões relacionadas com o mesmo.

Por decisão do Parlamento Europeu e do Conselho, 2015 foi declarado o “Ano Europeu para o Desenvolvimento”, sendo o seu lema “O nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro”. O Ano Europeu para o Desenvolvimento torna-se numa importante oportunidade para sensibilizar os cidadãos europeus para as políticas de desenvolvimento da União Europeia e para o seu papel enquanto um dos principais agentes mundiais na luta contra a pobreza.

Os grandes objetivos do Ano Europeu para o Desenvolvimento são os seguintes:

  • Informar os cidadãos da União sobre a cooperação para o desenvolvimento da União e dos respetivos Estados-Membros;
  • Fomentar a participação direta, o pensamento crítico e o interesse ativo dos cidadãos da União e dos interessados na cooperação para o desenvolvimento, inclusive na formulação e execução das respetivas políticas;
  • Sensibilizar para os benefícios decorrentes da política de cooperação para o desenvolvimento da União não apenas para os beneficiários da ajuda ao desenvolvimento da União mas também para os cidadãos da União.

Saiba mais sobre o Ano Europeu do Desenvolvimento em:

https://europa.eu/eyd2015/pt-pt

Decisão nº 472/2014/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, sobre o Ano Europeu para o Desenvolvimento (2015)

 

You may also like...