0
Posted in União Europeia
23 de Abril de 2014

10 de maio “Vamos limpar a Europa!”

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo vão parar às ruas, aos mares, às praias, às florestas e às zonas naturais da Europa. E todos os anos, milhões de europeus saem de casa, em ações voluntárias, para limpar a zona onde vivem.

«Vamos limpar a Europa!» é uma iniciativa que visa promover este tipo de ações, sensibilizar os cidadãos para a dimensão do problema do lixo e dos resíduos e encorajar uma mudança de comportamentos. O evento está a ser coordenado pelos organizadores da Semana Europeia da Redução dos Resíduos.

Nos últimos anos foram organizadas na Europa várias campanhas de limpeza para ajudar a resolver o problema do lixo. «Vamos limpar a Europa!» reunirá todas essas iniciativas num só um evento à escala europeia, que terá lugar no mesmo dia em todo o continente europeu, atingindo o maior número possível de cidadãos.

«Vamos limpar a Europa!» é um evento que parte verdadeiramente da base, ou seja, a sociedade, e que visa informar e mobilizar as pessoas para a limpeza do ambiente à sua volta, utilizando os seus próprios meios. A experiência mostra que as pessoas ficam muitas vezes surpreendidas com a quantidade de resíduos produzidos e abandonados na sua vizinhança. E, além disso, o lixo recolhido pode ter algum valor. O papel, o vidro, os metais e o plástico podem, todos eles, ser reutilizados ou reciclados depois de recolhidos. Este processo desonera o ambiente e cria oportunidades económicas e empregos, ajudando a Europa a enveredar por uma economia mais circular.

Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-437_pt.htm

Comments & Reviews